Pé diabético fica exposto à infecções e ao agravamento de pequenas lesões. Pessoas diabéticas devem ficar atentas a qualquer anormalidade ou ferimento nos pés. Consulte uma podóloga, que é a profissional de saúde mais indicada para tratar e cuidar de pé diabético.
Devido à má circulação sanguínea e a perda da sensibilidade, os problemas nos pés são recorrentes em pessoas diabéticas. Em razão da insensibilidade, o paciente não sente e não nota que há um ferimento nos seus pés. Por esse motivo, é importante a atenção redobrada com os pés verificando diariamente se há algum ferimento ou algo anormal.
O pé diabético fica exposto ao agravamento ou à novas infecções devido à dificuldade que há na cicatrização de ferimentos.
Os diabéticos devem ter um cuidados especial com os seus pés e visitar a podóloga regularmente, pois pequenos calos e calosidades podem se agravar para um ferimento.
O ressecamento dos pés é perigoso porque daí surgem as fissuras que são aberturas que facilitam o surgimento de ferimentos.
É recomendável que as pessoas diabéticas não andem descalços e sempre utilizem sapatos confortáveis e que não machuquem os pés.
Cuidados preventivos são muito importantes para evitar problemas mais graves nos pés diabéticos. Tenha como hábito, verificar diariamente se há algo diferente ou anormal nos pés como bolhas, inflamação, fissuras, calos, calosidades, frieira, aparência, coloração, etc. Procure uma podóloga com urgência, caso note alguma anormalidade nos pés.